segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tutorial: Scrapbook para iniciantes!

Olá pessoal!
Como estão todos?
Para continuar com meus posts atrasados, separei um tutorial de introdução ao Scrapbook. Infelizmente para várias regiões do Brasil, o scrapbooking ainda é desconhecido, ou não tem lojas e lugares com cursos e materiais para o hobby (t-t mi mi mi mi).


Um pouco da história ...

O scrapbook é uma terminologia em inglês para definir um livro com recortes, é entretanto uma técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papel de balas e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro.

O scrapbook, assim como a colagem, consiste também em atividade para a composição de memórias e recordações mediante o uso de fotografias. É um passatempo de decorar se aplica também a cartas, poemas, convites entre outros. Este hobby possui muitos adeptos. Só nos Estados Unidos se estima que existem mais de 25 milhões de entusiastas.

Uma das primeiras aparições públicas do que se conhece por scrapbook consta de 1769, quando o escritor William Granger publicou a história da Inglaterra. Neste, ele incluiu desenhos, textos e algumas páginas em branco, onde o próprio leitor podiam criar seus próprios comentários e ilustrações. Também, um do mais conhecidos exemplos foi de Thomas Jefferson. O presidente guardou e reuniu recortes de jornais e revistas durante o período que durou seu mandato na Casa Branca (1801-1809). Muitas pessoas se tornaram adeptos desse estilo, e neste mesmo período, começaram a criar scrapbooks mais elaborados.


Como viram, scrapbook não ficou restrito apenas a personalização de álbuns fotográficos e se tornou uma arte bem mais completa, onde é possível personalizar caixas, cadernos, quadros, usar na decoração e o que mais sua imaginação mandar!

Uma importante observação, é que precisa ter cuidado com os materiais utilizados no scrapbook. Os materiais devem vir livres de ácido em sua composição, já que o ácido corrói as fotos e as deixam amareladas e com aspecto feio (por isso que os álbuns antigos de família ficavam amarelados).

Lista dos materiais básicos:

-Base de corte;
-Estilete;
-Régua metálica;
-Cola (Tem que ser acid free!);
-Fitas Dupla Face;
-Tesoura (tamanho médio e com ponta são recomendados);
-Papéis diversos;
-Furadores;
-Carimbos, fitas, adesivos ... etc.


Alguns exemplos de scrapbook:

 (Álbum de aniversário)

(Cadernos)

(Álbum de viagem)

(Caixas)

Algumas lojas online de scrapbook:

Yummys
Palacio da Arte
ScrapCenter
Presente de Papel
Scrap Jackie
Scrapbook.com


fonte da matéria: Luhveras.com e Wikipédia.

6 comentários:

  1. Oi, tudo bem!
    Eu morro de vontade de fazer um scapbook, inclusive já vi essa matéria da Marimoon.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin!
      Também tenho vontade *-* É uma arte tão bonita.
      Essa matéria da Marimoon é antiga mesmo ... achei que iria complementar o post de uma forma legal.
      bjs :*

      Excluir
  2. Sai caro fazer Lady?

    adoro tudo relacionado a papel arte e arte com papel*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! Pela pesquisa que fiz, vi que os materiais não são tão baratos :/ Essa cola livre de ácidos por exemplo, é um pouco mais cara ... mas nada exorbitante,tudo vale o investimento. Tem o lance da pesquisa de marcas, e a questão de se vai querer fazer um scrapbook para você, ou em grandes quantidades para vender. Acho que também é válido usar a imaginação e economizar customizando certas coisas, em vez de comprar tudo pronto.

      Espero ter ajudado :D

      Excluir
  3. Eu sempre quis fazer um scrapbook com minhas fotos...acho que vou fazer um com minhas fotos de Lolita ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um scrapbook com tema lolita vai ficar lindo! *---*

      Excluir

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3