quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Junko Mizuno *o*


Ela é japonesa, começou fazendo mangás, mas foi além. Junko Mizuno é uma artista conhecida mundo afora por suas pinturas, quadrinhos, toy arts, action figures e pôsteres que misturam o traço delicado e fofo dos mangás com uma temática que vai do terror ao erótico, conhecido como kawaii. Com clara referência da cultura pop e associada à Ribon, revista multicolorida e que bebe na cultura ocidental, Junko criou versões muito peculiares de clássicos como Cinderalla (Conrad, 2006) além da ficção fantástica e onírica de Pure Trance ou as sensuais e estranhas garotas de Hell Babies. Em Cinderalla, Junko subverte o clássico estabelecido pelos irmãos Grimm e insere zumbis e glutões em uma história onde a protagonista trabalha em um restaurante com o seu pai, que morre de tanto comer.

Sexo e comida são recorrentes e seu trabalho, mas não as coisas mais importantes. “Penso que minha arte é sobre vida e morte, e isso inclui sexo e comida também. As pessoas me questionam porque desenho tanta comida, e me pergunto por que outros artistas não, já que é um das coisas mais importantes. Você come duas, três vezes ao dia, mas alguns quadrinhos nem têm comida, o que parece nada natural”, disse Junko certa vez em entrevista ao Japan Times.

Atualmente Junko mora na Califórnia e seu trabalho é mais conhecido no Ocidente do que em sua terra natal, onde bebe em influências como Akira, de Katushiro Otomo e o anime, Sailor Moon, de Naoko Takeuchi. “As tendências mudam muito rápido no Japão. E também há uma linha muito clara que divide o manga da arte lá, mas estou no meio. Os fãs de quadrinhos não me consideram uma legítima mangaka, e as pessoas que gostam de arte não me consideram uma artista genuine”, acrescentou Junko na mesma entrevista. Já no Ocidente, as pessoas não ligam pra isso, segundo ela. “Se acham que bom e gostam, uma vez que são fãs, sempre serão fãs. Nos meus lançamentos no Ocidente, vejo diferentes tipos de pessoas – pessoas que gostam de arte, quadrinhos, música, homens, mulheres, garotas e garotas, tudo misturado.”

No Rio Comicon, Junko Mizuno vai conversar com o público e participa da da Exposição dos Convidados com uma amostra de seu trabalho, entre quadrinhos e ilustrações. Além disso, participa da Plataforma dos Desenhistas, onde vai produzir desenhos exclusivos e autografar álbuns para os fãs. Ela ainda deve trazer toy arts, action figures, pôsteres e camisetas para os fãs mais afoitos. Confira a seguir entrevista de Junko.
Por que quadrinhos?
Junko Mizuno. É algo tão natural para mim. Venho desenhando e lendo histórias em quadrinhos há tanto tempo quanto posso me lembrar que realmente não sei porque comecei a fazê-los
Quem são seus mestres e referências?
Junko Mizuno. Não posso nomear todos eles, já que tenho uma longa e crescente lista de artistas quem me inspiram.
Quais materias você usa para trabalhar?
Junko Mizuno. Para fazer os quadrinhos, desenho no papel com caneta (Rotring Rapidograph) e tinta. Para pintura, uso acrílico.
Você conhece quadrinistas brasileiros?
Junko Mizuno. Desculpe-me, mas creio que não conheça nenhum quadrinista brasileiro. Ela não é quadrinista, mas gosto muito do trabalho da [artista gaúcha] Talita Hoffmann.
O que espera do Rio Comicon?
Junko Mizuno. É minha primeira vez no Brasil, estou muito animada! Não tenho ideia de quantas pessoas conhecem o meu trabalho aí, mas estou ansiosa para encontrar e conversar com as pessoas, e gostaria de conhecer muita coisa sobre o país.




Pintora, ilustradora e quadrinista, é reconhecida pelo seu estilo singular do imaginário feminino, poderoso e erótico. Seu trabalho é altamente influenciado pelos mangás, animes e brinquedos japoneses. Morando atualmente em São Francisco (EUA), é autora de Cinderalla (1995; lançado no Brasil pela Conrad em 2006), Pure Trance (1998) e Princess Mermaid (2002).















fonte http://www.riocomicon.com.br/index.php/junko-mizuno/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3