terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das crianças


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

No Japão é diferente !!!

Carpas,simbolos do Dia da Criança no Japão

* Carpas , símbolo do dia das crianças no Japão

Kodomo no Hi (こどもの日, que significa “Dia da Criança”) é um feriado nacional japonês, que acontece anualmente no dia 5 de maio, o quinto dia do quinto mês, e faz parte da Golden Week (semana dourada).
É um dia reservado ao respeito da criança para comemorar a sua felicidade.
Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.

Originalmente era chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara.
Embora o nome tenha mudado para dia das Crianças, os costumes continuam os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos.

As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março – terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina – Matsuri não é considerado feriado Nacional.
Nesses pequenos detalhes, percebemos que o Japão continua sendo uma nação que distinguem Homens e Mulheres, dando preferencia claro, para os Homens.

imagem-047

No Kodomo no Hi, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori (鯉幟/こいのぼり) (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e é comum ve-los penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão.

Diz-se que a carpa pode nadar em grandes correntezas e isso representa para o povo oriental ,a força e a coragem necessária para superar dificuldades na vida.

kodomo-no-hi


O motivo das Carpas simpolizarem o Dia das Crianças é que segundo uma lenda,

uma carpa nadou contra uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão.

Acredita-se que as carpas trazem sorte e sucesso na vida, e a celebração do dia traz a força que um garoto precisa ter para um crescimento saudável.

Os preparativos e adornos para o kodomo no hi começam cerca de uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.

Os símbolos deste dia são: o gogatsu ningyô, ou altar, o kabuto, as carpas e os pratos típicos. Como o altar tem um preço elevado e ocupa um espaço muito grande nas casas, o kabuto é utilizado para representar todo o ornamento.

É de costume, nas festas, comer chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho. Também existem músicas folclóricas para este dia, como o seikurabe e koinobori. No ofurô, colocam-se folhas ou essências de íris para afastar os maus espíritos.

carpas-kodomo-no-hi

Nesse dia são feitos diversos Eventos de Undokai (Gincana). É comum você notar diversas bandeiras com formatos de carpa espalhados pela cidade.

E vale lembrar que as carpas têm uma ordem certa a serem dispostas: primeiro ficam as flâmulas sem formato de carpa, depois a carpa preta (que representa o pai), em seguida a vermelha (que representa a mãe), e, por último, as carpas menores, que representam os filhos.

No Japão, a “Golden Week”, é como a “semana do saco cheio” no Brasil. Isso porque o dia cinco finaliza uma série de feriados nacionais.

Antes dele têm o dia três de maio, quando é comemorado o Dia da Constituição, o dia quatro é o Dia do Verde, e no dia 29 de abril, o aniversário do antigo imperador (Showa) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3