terça-feira, 12 de outubro de 2010

Barbie a boneca mais famosa do mundo

Como hoje é o dia das crianças , resolvi postar algo que me faz lembrar dessa época maravilhosa ... pelo menos pra mim neh ^^

Com mais de 100 milhões de metros de tecido, duas unidades vendidas por segundo, mais de 80 profissões e um dos rostos mais conhecidos do mundo, a boneca Barbie celebra seus 50 anos provando que ícones fashion são passageiros. Mas nem todos.

Barbara Millicent Roberts nasceu em Willows, no estado americano de Winsconsin, e ingressou na carreira de modelo logo após o término do colegial na Willows High School. Foi na gravação de um comercial que ela conheceu o namorado Ken, que junto com os amigos Midge e Allan, formou a trupe que se envolvia em aventuras cômicas e misteriosas nos hoje valiosos livros da Random House Books. Mas esses livros que deram vida à moça já eram uma resposta ao fenômeno.




Lançada para uma indústria descrente como uma proposta revolucionária de boneca, adulta e curvilínea (em oposição às bonecas bebês), na Toy Fair de Nova York do dia 09 de março de 1959, Barbie nasceu para se tornar um mito.

Com um simples maiô listrado em preto e branco, sobrancelhas arqueadas e um rabo-de-cavalo, a boneca adulta, inspirada em estrelas de cinema, não fez sucesso entre os comerciantes. Vendida a US$ 3,00, com roupinhas em separado que custavam entre US$ 1,00 e US$ 5,00, poucas unidades foram encomendadas. Mas as crianças adoraram a novidade e logo a primeira série se esgotou. Levou três anos para a fábrica de brinquedos Mattel conseguir atender a demanda, dando os primeiros passos para se tornar o império que é hoje. Foi a pedido das crianças, que clamavam por saber um pouco mais sobre a vida da moça, que os livros citados foram lançados, iniciando uma infinita coleção de produtos relacionados, que hoje vai de roupas à eletrodomésticos!


O COMEÇO

O casal Ruth e Elliot Handler fundou a Mattel Creations em 1945. Quatorze anos depois, ao ver a filha Barbara brincando com bonecas de papel, Ruth percebeu a importância do role-playing para as crianças, e identificou o nicho para uma boneca adulta, que permitisse às meninas se imaginarem no futuro.

Com roupas extremamente detalhadas, inspiradas no que havia de mais luxuoso na alta-costura francesa, Barbie veio ao mundo em sua primeira e fundamental profissão: modelo.

Às portas dos anos 60, a boneca já nasceu com sua filosofia máxima de que todos podem ser o que quiserem, sem limites para sonhos, e mesmo fazendo compras e desfilando trajes de gala, ela podia ser uma enfermeira, uma aeromoça, ou mesmo uma astronauta!

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UM PAINEL DA MODA

Sendo o estandarte do conceito de fashion doll, Barbie acabou por documentar a evolução do vestuário no século XX, e conforme sua fama se expandiu, esse reflexo deixou de ser puramente temporal para ser cultural, quando outras nações abraçaram a bonequinha.

Com seus amigos e parentes, a linha das profissões, uma série de fantasias para teatro e a primeira linha de trajes típicos, a boneca cobriu de forma rápida os períodos passados e culturas estrangeiras, enquanto documentava botão por botão as novas tendências da sociedade ocidental.

Nos anos 60, primeiro mudou de penteado, para depois mudar de corpo e se tornar articulada. Acompanhando a moda jovem, a invasão britânica trazida pelos Beatles e as transformações políticas, vimos Barbie encarnar a modelo Twiggy, ter sua primeira amiga negra, falar (através de um minúsculo mecanismo de corda feito engenhosamente para caber em seu tronco), e se vestir com plásticos, pelúcias e cores vibrantes, até virar hippie e receber os anos 70 com cabelos longos, lisos e um corpo bronzeado

Seu pequeno mundo já contava com casas, carros, aviões, barcos e uma infinidade de acessórios minúsculos como frutas, panelas e talheres.

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Foi em 1977 que seu novo rosto sorriu pela primeira vez. Era lançada a Superstar Barbie, inspirada em estrelas como Farrah Fawcett e Cheryl Ladd, do seriado “As Panteras”. Barbie já tinha sorrido um pouco antes na década, mas usando “emprestado” o molde da amiga Stacey. Com a Superstar Barbie, ela tinha um molde próprio, que atravessou as duas décadas seguintes, tornando-se seu rosto mais famoso.

Os excessos dos anos 80 trouxeram a primeira Barbie negra, e um mundo exageradamente rosa, com muito glitter e glamour, que acabou se tornando senso comum com relação à boneca, embora tenha efetivamente representado pouco tempo em sua trajetória.

No caso do Brasil, isso se explica por que a boneca chegou aqui em 1982, licenciada pela fábrica de brinquedos Estrela. Como é a primeira impressão que fica, para nós ela será sempre a loira de sorriso largo e vestido rosa, acompanhada do Bob, que não era ninguém menos que seu eterno namorado Ken, numa “liberdade poética” que confunde as pessoas até hoje (pois é, pessoal, o Bob não existe!).

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Com a MTV, Barbie adotou o visual de Madonna para sua primeira banda de rock, e entrou os anos 90 na onda do rap e preocupada com questões ecológicas.

Alvo de críticas, ícone pop, frequentemente a “celebridade” se envolvia em escândalos, geralmente criados por pais conservadores que implicavam com uma tatuagem ou um Ken usando brinco.

A essa altura, a linha colecionável, direcionada ao público adulto, já tinha apresentado um novo rosto e Barbie desfilava nomes como Dior e Calvin Klein.

Nos anos 2000, ela passou por outra plástica, com um novo rosto sorridente e um corpo mais humano, com busto menor, quadris mais largos e pela primeira vez, umbigo.

Nessa década sofreu seu único baque, quando as concorrentes “Bratz” lhe tiraram a posição de fashion doll mais vendida por um breve momento, iniciando uma disputa judicial que se estende até hoje, com a Mattel se dizendo proprietária das concorrentes, criadas por um ex-funcionário que ainda trabalhava lá quando desenvolveu o projeto.

BARBIE PARA TODOS

Embora bonecas sejam comumente brinquedos de menina, Barbie não surgiu exatamente com essa proposta. Com o advento do Ken em 1961, com suas roupinhas esportivas, seu carro e a namorada, não era inconcebível que meninos se interessassem pelos brinquedos. Isso mudou rapidamente, e mesmo o Ken passou a ser uma exclusividade das garotas, até que nos anos 90 a Mattel iniciou a linha colecionável.

Com bonecas vestidas por estilistas, representando celebridades e outros ícones pop, Barbie abriu seu mundo para todos.

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Não é impossível imaginar um homem bruto colecionando Barbies, quando temos uma linha inteira de bonecos do Elvis, bonecos com roupas de couro sobre motos Harley-Davidson, ou personagens de filmes como “O Senhor dos Anéis”, “Speed Racer”, “ Arquivo-X” e heróis como Superman e a Mulher-Maravilha.

Acrescente a quase interminável série de trajes típicos, representando mais de 50 nações, e bonecas históricas como a da rainha Maria Antonieta, e é difícil não encontrar aquela Barbie que parecerá “feita para você”.

MEIO SÉCULO

Então, em meio à crise, Barbie chegou aos 50. Enquanto as vendas diminuem nos EUA, crescem no mundo, e as comemorações incluíram a abertura de uma mega-loja de seis andares em Xangai, quase que exclusivamente destinada a adultos. Um desfile comemorativo na semana de moda de Nova York, um andar inteiro para venda de produtos na tradicional Bloomingdale’s e uma festa recheada de celebridades numa mansão especialmente decorada na praia de Malibu, com a apresentação de um exclusivo VW New Beetle comemorativo (esse foi o modelo de carro da Barbie mais vendido em sua história). Outro carro foi lançado pela Fiat, e a linha de bonecas colecionáveis celebrou reeditando algumas das bonecas mais icônicas dessa saga rosa.



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Seja como fada, presidente ou rainha, não se pode negar o poder e a graça desse simples brinquedo, que entre sorrisos e purpurina, conta um pouco da nossa história enquanto constrói a sua, como ícone e musa fashion. Seja tudo que você quer!*

*Atual slogan da marca, em oposição ao “Tudo que você quer ser” usado no Brasil nos anos 80.

FATOS CURIOSOS:

· Ao contrário do que muitos pensam, Barbie tem muitos rostos. Há moldes orientais, negros (com distinção de três raças afro-americanas), hispânicos, indígenas e caucasianos. Uns sorriem, outros nem tanto. Alguns tem lábios mais carnudos, outros são mais arredondados, e a boneca tem sete tons de “pele” diferentes.

· Barbie tem 4 irmãs: Skipper (1964), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999).

· Barbie tem sua própria cor: Pink Pantone PMS 219.

· Barbie, Ken e Skipper foram batizados em homenagem aos filhos do casal Handler, Barbara, Kenneth e Skipper.

· Em 1959, 351.000 Barbies foram vendidas. O preço dela era US$ 3,00, mas hoje a primeira Barbie, em boas condições, pode chegar a US$ 10.000,00.

· Barbie já foi vestida por designers como Christian Dior, Givenchy, Carolina Herrera, Badgley-Mischka, Juicy Couture, Vera Wang, Bob Mackie e Giorgio Armani.

· Ela tem mais de um bilhão de pares de sapatos.

· Barbie teve mais de 50 animais de estimação, incluindo uma Zebra.

· Colocadas uma acima da outra, todas as bonecas Barbies já vendidas fariam uma linha que daria sete vezes a volta na terra.

· Em 1997, foi lançada a amiga Becky, a primeira boneca da linha Barbie a vir numa cadeira de rodas.

· Em 1992, a Mattel recebeu autorização das forças armadas americanas para produzir bonecas Barbie com os uniformes de cada corporação.

· A Barbie mais vendida da história é a Totally Hair Barbie (aqui lançada como MaxiHair), com cabelos até os pés.




Fabrício Longo tem uma coleção de 300 bonecas Barbie e uma tatuagem com o logotipo dela. Participou da montagem do museu dos 50 anos e divide seu tempo entre colecionar outros brinquedos interessantes, ler histórias da Mulher-Maravilha e caçar empregos para sustentar esses vícios.

Eu adoro a Barbie, é a minha boneca preferida!!! É linda!!

A Barbie não é apenas uma boneca , ela é moda , história e muito mais \o/
E agora não é que surgi várias versões em pretinhos para todos os gostos. Não consegui escolher a minha preferida, queria todas!!!

Que mulher resiste a um pretinho??? Nem a Barbie!!
A colaboração com a Asos acontece no
The Barbie Lounge, espaço virtual criado na página da marca que funciona como uma vitrine onde é possível encontrar uma série de 12 bonecas customizadas, que estão à venda por 30 libras cada, usando diferentes versões desta peça clássica da moda (o vestido): dos atuais mini ao eternamente sexy frente-única.

E para os colecionadores da boneca que não se contentam apenas com um pretinho básico e querem dar uma incrementada no visual, a Asos montou quatro kits de acessórios separado por temas (Silver, Gold, Trend eEvening) para personalizar ainda mais o visual da boneca, que estão à venda por 15 euros.

Além dessa exposição podemos ver a versão gótica da Barbie.


Na parceria entre a Mattel e a marca de acessórios Chrome Hearts, a boneca ganhou um look diferente do esperado, com roupas e acessórios da marca criados especialmente para a exposição - com direito a penteados exclusivos do hair stylist da celebridades Orbit.

São 12 bonecas de inspiração rock-gótico com aproximadamente 90 centímetros de altura que serão expostas nas lojas da marca em Nova York, Miami, Las Vegas e Los Angeles, com passagem por Tóquio e Shangai.

Mas diferentemente dos modelos de preço acessível da Asos, produzidos em grande escala, cada versão da Chrome é única e não sai por menos de 18 mil dólares!

Fonte: Revista Criativa

Já vimos a boneca mais famosa do mundo em grifes famosas, agora, a artistaJocelyne Grivaud resolveu colocá-la para substituir alguns personagens famosos de obras de arte de mestres como Andy Warhol, Otto Dix eLeonardo da Vinci.





A minha preferida foi a Barbie de Monalisa e a sua qual foi?

Depois da coleção Barbie Basics, com bonecas de cabelo e rosto lindíssimos em little black dresses, prontas para serem customizadas. A Mattel está trazendo mais uma linha de Basics, com 9 bonecas e 3 bonecos! Dessa vez, ao invés de vestidinhos pretos, os bonecos usam conjunto de calça jeans e blusa básica.

A primeira linha foi vendida a R$99,00 aqui no Brasil, essa deve chegar um pouco mais cara, pois as bonecas são 4 dólares mais caras que as outras no exterior. Morri e voltei com esse preço!!!

Além das bonecas fofas e estilosas, a linha também tem acessórios:

Eu achei as bonecas muito fofas o Ken também tá todo estiloso. Mas o preço é bem salgado.

Já que a Barbie é cinquentona agora ... aqui vai uma imagem dela de como estaria hoje , no auge dos seus 50 aninhos .

5 comentários:

  1. nao sou muuito fã de barbie mais o seu blog e muuito booom
    uhushausauh'
    haha'
    eu acho

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  2. agradeço todos os comentários *---*

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