terça-feira, 7 de setembro de 2010

Seiyuus

Seiyuus (声優) são os dubladores japoneses de animes, games e TV.
O Japão produz cerca de 70% das séries animadas no mundo, devido a isso a profissão é muito valorizada por lá, onde existem cerca de 130 escolas para seiyuus. Também há várias agências de emprego e caçadores de talentos. Alguns alcançam fama nacional e internacional, sempre lembrados pelos personagens para quem emprestaram a sua voz.
A carreira costuma começar cedo, então as escolas de seiyuu são frequentadas como uma espécie de universidade, logo após o colegial. Poucos seiyuus fazem faculdade de teatro ou algo relacionado, e acabam por empenhar-se completamente na carreira. Os mais famosos viram verdadeiros artistas, como a seiyuu e cantora Mizuki Nana, que é considerada a mais popular do Japão. Ela foi a primeira seiyuu a ter um disco no topo de vendas da Oricon e também é apresentadora do programa Music Japan. Seus papéis mais conhecidos são como a fofíssima Hinata Hyuga de Naruto, O Wrath (Ira) de Fullmetal Alchemist e Moka Akashiya de Rosario + Vampire.

Existem aproximadamente 1600 seiyuus no Japão, é uma profissão bastante disputada. Os seiyuus menos famosos precisam arranjar serviços temporários para sobreviver. Cerca de 80% deles não consegue viver apenas dessa profissão. A quantia do salário é relacionado ao tamanho do papel (personagem) que se faz no anime ou game, e geralmente os maiores papéis são reservados aos veteranos. Existem poucas exceções, como a iniciante Omigawa Chiaki, de 20 anos, que faz a voz da Moka em Soul Eater.

Embora beleza não seja necessária, as seiyuus femininas famosas são as mais bonitas, como Yui Horie (Yuuki Cross de Vampire Knight, Jeanne de Shaman King e Naru Narusegawa de Love Hina) e Aya Hirano (a Reira de Nana, Haruhi de Suzumiya Haruhi no Yuutsu e Konata Izumi de Lucky Star).
Algumas músicas de animes são cantadas pelos próprios seiyuus dos personagens. Como por exemplo Rie Tanaka, cujo trabalho mais lembrado é a Chii de Chobits.



Os homens seiyuus possuem uma carreira mais discreta, mas ainda assim reconhecida. Por exemplo, a voz de Yamaguchi Kappei pode ser ouvida em grandes papéis, como Inuyasha, Ranma e L (Death Note). Provavelmente as fãs de yaoi o lembram como Sakuma Ryuichi de Gravitation. Não é raro as mulheres seiyuus fazerem os papéis masculinos, como Nozawa Masako, que faz a voz de Son Goku em Dragonball ou Romi Paku e Rie Kugimiya, respectivamente Edward e Alphonse Elric em Fullmetal Alchemist. Aliás, Romi Paku é famosa justamente por fazer papéis masculinos: é dela a voz de Naruto, Tao Ren de Shaman King e Hitsugaya Toushirou de Bleach.

Ai ai *----* e aqui no brasil temos o Robson Kumode , um dublador super talentoso que já dublou vários personagens importantes , mas acho que até agora , com certeza o mais conhecido foi Sasuke Uchiha e o Kon de Bleach ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3