sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sadako Sasaki


Tsuru , em japonês, significa cegonha ou grou . São aves consideradas sagradas para os japoneses e chinese , sendo símbolo da juventude . Existe uma lenda que diz que se uma pessoa fizer mil origamis de tsurus , tem um desejo concedido pelos deuses . É costume no Japão levar papés de origami e tsurus quando se visita alguém doente , desejando que a recuperação seja mais rápida .

Sadako Sasaki tinha somente dois anos de vida quando a bomba atômica caiu sobre Hiroshima , em 1945 . Ela vivia cerca de dois quilômetros do epicentro da bomba , perto da Ponte Misasa . Sadako não se feriu , e teve uma infância normal até que em 1954 , aos 11 anos e sendo uma boa atleta , ela ficou doente e foi diagnosticada com leucemia , a '' doença da bomba atômica '' , devido aos efeitos da radiação .

A melhor amiga de Sadako , Chizuko Hamamoto , então contou para ela a lenda sobre alguém que fez mil tsurus de origami e assim teve seu desejo realizado . Com suas próprias mãos , Chizuko lhe presenteou o primeiro tsuru que ela própria havia feito num papel dourado . Sadako tinha a esperança de que os deuses lhe concedessem o desejo de voltar a correr de novo . Pouco tempo depois de haver entrado no hospital , Sadako conheceu um menino a quem lhe faltava muito pouco tempo de vida também devido à leucemia . Sadako lhe animou a fazer o mesmo com os tsurus , mas o menino respondeu : '' sei que esta noite morrerei ''.

A condição de Sadako continuava a piorar e então , teve de ficar no hospital , onde ela continuou a fazer os tsurus , até que o papel estava se acabando . Ela usava qualquer pedacinho de papel que pudesse achar , incluindo as embalagens dos remédios e suas bulas e ela até ia aos outros quartos dos pacientes para pedir o papel dos embrulhos e cartões de melhoras que eles recebiam . Assim, Sadako pensou que não seria justo pedir a cura somente para ela e então passou a pedir também a cura para todas as vítimas das bombas atômicas e também pediu paz para o mundo .

Na manhã de 25 de Outubro de 1955 , a família de Sadako pediu para que ela comesse algo e Sadako pediu chá com arroz e , após provar um pouquinho , disse ''Está bom '' . Estas foram suas últimas palavras . Sadako morreu naquela mesma manhã , na companhia da família . Ela havia completado 644 tsurus de papel . Seus amigos da escola , depois do seu falecimento , chegaram a completar os 1000 tsurus em sua homenagem .

Estes mesmos amigos , junto com sua família , em 1958 ajudaram a construir um monumento em homenagem a Sadako , no qual a estátua dela aparece segurando um tsuru dourado nas mãos , no Parque Memorial da Paz , em Hiroshima , aonde chegam milhares de origamis de tsurus todos os dias ,vindo do Japão e de outros países . É um monumento que também é dedicado a todas as crianças que morreram por causa das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki .

Ao pé da estátua de Sadako Sasaki há uma placa que diz :

Este é nosso grito .

Está é nossa prece .

Paz no mundo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3