domingo, 19 de setembro de 2010

Ball-jointed doll





ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) são bonecos feitos de resina, com articulações esféricas presas com elásticos, por isso é possível colocá-los em várias poses. São bastante customizáveis, visto que se podem trocar as roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos e pés. Seus olhos podem ser de vidro, acrílico ou silicone e variam em tamanho de 6 mm a 22 mm de diâmetro (os mais usados são de 14 mm a 18 mm). Os cabelos podem ser de fibra sintética (fiber) ou de pelúcia sintética (fur, também conhecido por “mohair”). Pelo fato de haver dolls de sexos masculino e feminino, é mais correto se dizer “os dolls” ou “os [A]BJDs”, exceto se estiver se referindo a uma doll feminina. Os dolls podem ter diferentes tons de pele, podendo ser desde normais (normal), brancos (white) ou morenos (tanned) até cores como roxo, azul, verde ou cinza, em edições especiais de certas lojas.



A empresa japonesa Volks foi a primeira a produzir os modelos atuais de BJDs nos anos 90. Hoje em dia há empresas sul-coreanas (sendo a mais popular aDream of Doll) e chinesas que também atendem a esse mercado, que é principalmente virtual, e apenas as mais famosas possuem lojas.



As bonecas são encomendadas segundo o gosto docolecionador, ou já prontas, de acordo com a loja. Umdoll pode custar mais de mil reais por aqui, então oscolecionadores preferem comprar os itens separados, como o corpo, o rosto, perucas e olhos, mãos e pés, roupas e sapatos e montá-los conforme desejar.

Muitas vezes os BJDs são chamados de “Dollfies”, porém é uma denominação errada. Os Dollfies são exclusivamente da loja japonesa Volks e possuem um estilo ligado ao anime. São de plástico ou vinil e tem por volta de 30 cm.


A sul-coreana Dream of Doll, é, na minha opinião, a que fabrica as dolls mais bonitas. Com versões masculinas e femininas, são subdivididas em D.O.B (Dream of Baby) D.O.C (Dream of Child), D.O.T (Dream of Teenager) e D.O.I (Dream of Idol), e outras em versões limitadas. Os dolls Baby e Child possuem rostos mais infantis, enquanto os Idol e Teenagertendem a ter rostos mais adultos. Dolls de 60 cm em diante podem ser adolescentes ou adultos, dependendo das feições e/ou da imaginação de seu dono.




BJD x Dollfie (Doll Figure)

Muitas vezes, os BJDs são chamados de “Dollfies”, numa denominação errada. Dollfies são EXCLUSIVAMENTE dolls da loja japonesa Volks, são de plástico ou vinil e tem por volta de 30 cm. Os BJDs da Volks são os Super Dollfies (58 cm), Super Dollfie 13(60 cm), Mini Super Dollfie (45 cm) e todos os outros dolls da linha dos Super Dollfie.

Como comprar um BJD?

Para se comprar um doll, é importantíssimo ter alguma noção de inglês, pois as lojas são internacionais(normalmente da Coréia do Sul, China e Japão). Leia atentamente o está escrito no site para saber o que vem[e o que não] com o doll. Normalmente eles vem nus, sem peruca(cabelo) e sem maquiagem(pintura no rosto, corpo e cílios, que são colados como cílios postiços e podem ser retirados depois). Você pode optar por roupas, perucas e se virá, ou não, com maquiagem. Também você pode optar por fazê-los, usando materiais que os sites dispobinibilizam para customização.

Os Preços

Os preços variam de acordo com a loja, tamanho do modelo, se é limitado, ou não, e do que vem com ele. Podem ter preços menores se forem de 'segunda mão', e podem também ser encontrados em sites como Ebay e Mercado Livre.

Formas de Pagamentos

Os pagamentos podem ser efetuados com cartão de crédito diretamente com as lojas (algumas lojas aceitam), com cartão de crédito via paypal (quase todas as lojas têm paypal) e também pode ser feito por transferência bancária internacional, porém as taxas são muito altas e este não é o método mais recomendado. Para as duas primeiras formas de pagamento é imperativo que se tenha cartão de crédito internacional com o limite total do doll disponível em dólar.

Onde Comprar um BJD?

As lojas de BJD são, em grande parte, asiáticas, sendo a maioria coreana, mas existem lojas no Japão e China também. Normalmente as lojas são voltadas para vendas pela internet. Algumas lojas são também revendedoras, vendendo seus próprios modelos de dolls e modelos de outras. Abaixo há uma lista de algumas lojas mais conhecidas.
Dream of Doll (DOD) -> http://www.dreamofdoll.com
Doll in Mind (D.I.M) -> http://www.dimdoll.com

Mais lojas no site Gigglegeek http://www.gigglegeek.dk/bjd.htm
E no tópico "Links,links,links!" do fórum Resin Heaven(não é necessário ser registrado para visualizar) http://resinheaven.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=8


Vale mais a pena comprar inteiro ou em partes?

Com certeza, inteiro e por vários motivos.
1-O preço do correio. Se você comprar um doll inteiro, só precisa pagar o correio uma vez.
2-A cor da pele (resina) pode variar um pouco, pois as marcas às vezes mudam a composição da resina.
3-Comprando por partes o doll fica mais caro.
No entanto é comum a existência de dolls híbridos(quando a cabeçe é de uma loja e o corpo de outra).Muitos donos fazem isso quando gostam do modelo da cabeça do doll,mas o corpo oferecido pela loja não lhe agrada.


O que fazer com o BJD após comprá-lo?

Um BJD não é um brinquedo criança. Algumas lojas até os recomendam para maiores de 16 anos. Há pessoas que os compram para colecioná-los, deixando-os em prateleiras ou armários e mudando os acessórios (roupas, sapatos, maquiagens, etc.) ocasionalmente. No entanto, é muito comum os donos de dolls darem personalidades próprias para seus dolls, tornando-os únicos, por mais que existam outros do mesmo modelo. Alguns criam histórias, passados e personalidades baseados no modelo do doll. Outros criam personagens e procuram um modelo de doll que se encaixe no personagem, fazendo até algumas modificações para que se adapte melhor. Vale lembrar que modificações nem sempre são feitas por esse motivo. Às vezes as pessoas modificam o doll simplesmente pra que fique mais a seu gosto.

Sugestões e Curiosidades

LIMITED EDITION(Edições Limitadas e Edições Especiais)

São dolls feitos em quantidade limitada. Normalmente têm preços bem altos e vêm com roupas, sapatos, perucas e acessórios exclusivos. Podem ser dolls de modelos completamente novos ou novas versões dos dolls comuns, como vampiro ou elfo. Em algumas situações, eles podem simplesmente não ter nenhuma mudança no molde, mas por terem uma roupa, maquiagem, peruca, olhos, etc, especiais, tornam-se limitados.

Respeito pelos dolls de outros

Os donos de dolls que os compram para dar vida a um personagem se importam muito quando surge algum outro doll idêntico, ou que tenha a história igual, pois é um processo criativo e é preciso muito tempo para construir um personagem coerente e carismático para montar as histórias. Faz parte da conduta de respeito com dolls de outros, cuidar para que esse tipo de situação não aconteça, pode tornar-se muito desagradável para todos que participam do Hobby. Da mesma forma, um universo que você criou pode ser completamente diferente do universo que outra pessoa criou. Logo, nas interações entre personagens de diferentes histórias (e donos) é importante que não se imponha um personagem seu a outra pessoa, mesmo que ele seja o mais forte do universo na sua história, o personagem da outra pessoa pode ser o mais forte do universo na história dela também.
Além disso, vale lembrar que algumas pessoas não gostam que se tirem fotos dos dolls com outros dolls que não tenham a ver, como personagens que não se gostam, a não ser sob permissão do dono, essa mesma regra vale para tirar fotos do doll de outra pessoa fazendo coisas/poses que não têm nada a ver com o personagem... A não ser que o dono também autorize. Cuide dos dolls de outras pessoas como se eles fossem seus. Tome cuidado com a peruca, com a maquiagem, pose-os com cuidado, e mantenha-se perto deles quando estiverem em pé, para que, caso tombem, você tenha chances de segurá-los.


Nomes de dolls

Cada loja chama seus BJDs por um nome. Exemplos:
Volks->Super Dollfie(55cm), Super Dollfie 13(60cm), Mini Super Dollfie(45cm)
Luts-> Delf (60cm), Kid Delf (41,5cm), Super SeniorDelf (70cm)
DOD->Dream of Teenagers [DOT](64cm), Dream of Children[DOC](43cm)
Soom Doll(The Gem)-> Gem (60cm), Mini Gem (30cm), Teenie Gem (28cm), Super Gem(65cm)


Fóruns

Fóruns são recomendáveias para pessoas que querem conhecer melhor os dolls,ver fotos batidas pelos donos,conhecer pessoas com o mesmo interesse e conseguir dicas na hora de comprar e cuidar dos dolls.A maioria dos tópicos só pode ser visualizada quando se é registrado e às vezes que algumas áreas são restitas,sendo necessário um certo número de posts/comentários para acessá-las.Fóruns sobre BJD:
Resin Heaven -> http://www.resinheaven.com.br (brasileiro)
Den of Angels -> http://www.denofangels.com/forums (internacional)


Diferenças entre as lojas

Dolls de lojas diferentes podem ter cores de pele diferentes devido à diferença na resina utilizada e podem apresentar medidas diferentes, não só na altura, mas em todas as medidas. Isso deve ser levado em conta caso se queira colocar a cabeça de um doll de uma loja em um corpo de um doll de outra loja. Dolls meninas tendem a ser um pouco menores que os meninos, por isso às vezes a cabeça de uma doll menina pode não encaixar direito em um corpo masculino e vice-versa,mesmo sendo da mesma loja.

Origem dos BJD

BJDs existem há muitos séculos, com bonecos articulados europeus e egípcios feitos de madeira e materiais semelhantes datando de centenas de anos.
O BJDs modernos datam do final do século XIX e início do século XX, no oeste europeu, particularmente da França e na Alemanha. Nessa época, os bonecos eram feitos com cabeça de biscuit e corpo de uma mistura de pasta de papel, cola, serragem e materiais similares. Durante a década de 1930, o artista alemão Hans Bellmer criou ball-jointed dolls para utilizar em fotografias e outros trabalhos surrealistas. Influenciados de Bellmer, os japoneses começaram a fazer ball-jointed doll de biscuit medindo entre 50,8 cm e 101,6 cm, como arte, não como algo para interação.
Os BJDs feitos de resina surgiram no Japão. A primeira loja a fazer um BJD foi a Volks,que já trabalhava com outros produtos,como Garage Kits e produtos relacionados a animes.A primeira BJD de resina foi feita para a esposa do presidente da Volks,em 1998.Essa doll está no Museu da Volks até hoje.A primeira doll feita para ser vendida foi Nana(uma das Quatro Irmãs-Nana, Nono, Mimi e Megu-),em 28 de fevereiro de 1999.
Em 2003 outras companhias, na Coréia do Sul, começaram a fabricar BJDs, alguns copiando visivelmente os Super Dollfies da Volks. Logo muitas outras começaram a fazer seus próprios BJDs e hoje há uma grande diversidade de lojas e modelos. Infelizmente ainda há lojas que copiam modelos de outros e os vendem mais barato.


CUIDADO!DOLLS PIRATEADOS!!!

Algumas lojas que vendem dolls pirateados:
  • Forever Doll (companhia): Reformulavam vários Mini Super Dollfie alguns anos atrás e vendiam através de shopping services e Yahoo!Japan Auctions. Foram fechados pela loja Volks.
  • Lolidoll (companhia): Reformulam dolls de Cerberus Project, assim como o doll Kiss da loja Dolkot. Ainda vendem dolls na China.
  • Laura's DreamDoll (companhia): Reformulam dolls da loja Volks (incluindo Isao Nanjou e corpos de SD13 meninos e meninas), atualmente vendem dolls no Ebay.
  • PhantomDoll 60cm boys, Korat and Siamese (dolls): acredita-se que usam uma reformulção modificada do antigo corpo masculino da loja Happydoll e mãos masculinas de Cerberus Project.
  • Babydoll (companhia): Recast sculpts from Cerberus Project, Volks, Dream of Doll, and LatiDoll. The company is currently selling dolls on Ebay.

  • Cuidados com o seu doll

    • A resina tende a amarelar com o passar do tempo. Ajuda a retardar isso a pintura corporal (body blushing), oferecida por algumas lojas e a não exposição do doll à luz, não só solar como também luzes de luminária, etc. Lembrando que isso ajuda a retardar a oxidação da resina, mas não impede que o doll amarele, isto acontece devido ao envelhecimento, como com qualquer outro material. Dolls white skin (pele branca) tendem a ter esse probleminha um pouco mais rápido que os normal skin (pele normal), em alguns casos, os dolls white skin podem ficar verdes com o passar do tempo.
    • A maquiagem (make up-pintura facial-) sai com o tempo. Para se mante-la por mais tempo, não passe a mão no rosto do doll, bem como qualquer coisa que possa retirar a tinta. Para ajudar a conservar, vale usar a face mask (máscara facial), que é um capacetinho de acetato que se encaixa na cabeça do doll com a ajuda de um elástico suave. Serve para proteger o rosto de arranhões, pancadas leves e da sujeira, tanto na hora de carregar o doll na bolsa ou no colo, como a hora de guardá-lo, se necessário. Se a maquiagem sair, é possível fazer outra utilizando giz pastel seco, lápis de cor ou tinta acrílica (se quiser algo mais duradouro). JAMAIS use produtos com óleo para fazer maquiagens ou acetona para tirar a maquiagem ou manchas do dolls, pois estraga o doll.
    Em determinados casos a acetona pode até derreter a resina do doll, e no caso de materiais oleosos, eles mancham a resina de amarelo.
    • Procure não puxar o elástico com freqüência, somente se for necessário, pois ele pode afrouxar e o doll vai ficar molenga e difícil de posar, resultando na necessidade prematura de desmontá-lo para apertar o elástico.
    • Manuseie seu doll sempre com cuidado. Trate-o como um bebê, pois ele é muito delicado e é fruto de todo o seu esforço para conseguir tê-lo. Dessa forma, ele durará muito mais e estará sempre bonito.
    • Cuide bem da peruca de seu doll. Ela é feita de um material delicado, bem como tudo o que compõe os dolls, e por isso a falta de cuidados fará com que ela estrague rapidamente. A peruca se tornará difícil de arrumar e aparecerão fios crespos, mesmo se ela for lisa. Este estado é inevitável, mas sua peruca pode durar muito mais se você cuidar bem dela.
    • Evite deixar que os olhos do doll caiam ou sofram impactos. Eles podem ficar arranhados e perder a beleza de olhos realistas que naturalmente têm.

    • Regras de Etiqueta: Como Tratar de Dolls de Outras Pessoas

      1 – Antes de manusear o doll, perguntar ao dono se o pode fazer.
      2 – Se o dono autorizar, por favor, não o pegue como se fosse um saco de batata.
      3 – Nunca, mas nunca mesmo encoste no rosto, pois a gordura natural expelida pelo corpo humana mancha a resina e pode estragar a maquiagem.
      4 – Não cutuquem os olhos. Isso pode afundá-los para dentro da cabeça e estragar os cílios.
      5 – Nunca, jamais tire fotos que não condizem com a personalidade que o dono estipulou para o doll.
      6 – (Essa é para quem já possui dolls também) Se souber que a personalidade de doll não combina com outro determinado doll, não tire fotos deles juntos simulando uma aproximação. Respeite a criação artística de cada um.
      7 – Nunca, jamais fique no pé de um dono pedindo dicas de como fazer ou criar um personagem, pois cada um tem seu jeito de fazer as coisas e se ele tiver idéia, ele não vai dá-las a outrem, vai usá-las para si.
      8 – Nunca, jamais, em hipótese alguma coloque qualquer objeto no doll de outra pessoa, desde roupas, bijuterias a até mesmo alicate de bijuteria sem a autorização prévia do dono. Pois pode estragar o doll, terá que pagar pelo prejuízo e, dependendo do estrago, pode ter que pagar por um doll inteiro. Imagina se for um modelo limitado!!
      9 – JAMAIS USE FOTOS DE DOLLS DE OUTRA PESSOA SEM PERMISSÃO!!!
      10 – Nunca se mexa de forma brusca perto dos dolls. Forma brusca que aqui quer dizer: apenas preste atenção no que está fazendo quando estiver perto dos dolls. Especialmente se estes estiverem em cima de uma mesa, por exemplo"efeito dominó".
      11 – Não compare o doll/personagem com outro personagem já existente. O dono pode se ofender mesmo que a intenção de quem comparou não tenha sido uma acusação de plágio. Cada doll é único e acho que muitos sentem como se fosse uma comparação do tipo: 'O filho da vizinha é igual o seu'. Pra mãe nunca terá um filho como o dela.
      12 – Cuidado para não copiar características físicas e psicológicas dos dolls de outras pessoas. Assim como no caso da mãe, eu não ia gostar que alguém clonasse meu filho e adotasse o clone dele.
      13 - Quando for posar um doll (seu ou de outro dono) preste muita atenção se ele está firme na posição que você deseja e se ao redor dele não tem nada que possa danificá-lo. (Aliás, as roupas, cabelos e sapatos são caríssimos também, e igualmente delicados, seria ÓTIMO tomar cuidado com eles também).
      14 – Quando se adota um doll de outro dono e se muda seu nome, se torna extremamente rude chamar o doll do dono atual pelo nome do personagem do antigo dono. Evitar tal gafe seria uma forma de respeitar a criação de outrem.
      15 - Se estiver mexendo em um BJD que não é seu e não conseguir colocá-lo em alguma posição desejada, peça ajuda ao dono. Ele conhece melhor o BJD que possui, então conhece suas peculiaridades!
      16 – Tome muito cuidado com as mãos dos dolls porque os dedos deles são finos e frágeis (principalmente os que têm dedos separados) e dependendo do impacto podem quebrar!!!
      17 - Nunca, em hipótese alguma, segure/suspenda um doll pela cabeça ou pescoço. Procurem segurar pelo tronco, ou de uma forma em que eles fiquem bem acomodados no seu colo.
      18 - Se quiser realmente por uma curiosidade ver as parte íntimas de um doll, não saia arrancando as roupas dele. Peça ao dono que lhe mostre (aqui a decisão de mostrar ou não, vai de cada dono).
      19 - NUNCA LEVE UM DOLL PARA LONGE DE SEU DONO!!!
      20 - Se o dono não tirou um doll da bolsa, não fique insistindo que ele tire o mesmo. O dono obviamente terá algum motivo para não querer tirá-lo da bolsa de imediato.
      21 – Não pegue dolls nas bolsas dos outros sem a permissão do devido dono.

      Siglas e Termos Relacionados

      • ABJD - sigla para Asian Ball Jointed Doll (Bonecos asiáticos de junta esférica)
      • Auction - Leilão
      • BJD - sigla para Ball Jointed Doll (Bonecos de junta esférica)
      • Bid - "oferta". A oferta dada em um leilão.
      • BIN - sigla para "buy it now" ou "compre agora". Essa sigla muitas vezes aparece em um leilão e significa que é o preço pra se comprar sem dar uma oferta. Geralmente é mais alto do que o valor do leilão em si. Um leilão que comece com um valor de US$500,00 pode ter um BIN de US$700,00, por exemplo.
      • Blushing - sombreamento feito no corpo do doll com pastel seco ou aerógrafo. Serve para ressaltar as formas do modelo (músculos e detalhes) e deixa o doll com um "ar" mais natural.
      • BUMP - usado pra tópicos de fórum, significa "Bring Up My Post" ou seja, trazer de volta seu post pra lista de atualizados, assim ele não some e as pessoas o vêem facilmente (dependendo do tamanho do fórum não é necessário usar este recurso). Quando o fórum é pequeno os posts não "desaparecem" das primeiras páginas tão rapidamente. Mas é muito útil no sub-fórum de Mercado, por exemplo, para avisar que se atualizou as informações sobre a venda
      • BW - Beauty White é semelhante ao termo White Skin, mas é usado por algumas lojas como a Luts.
      • CoA - Certificate of Autencity, o certificado de autenticidade que vem junto com os dolls.
      • Coating - Camada de MSC ou verniz que se passa no doll para proteger a Make ou para proteger a resina de amarelamento (em alguns casos).
      • CP - sigla para Cerberus Project. Grupo de escultores que faziam parte da Luts e agora estão na FairyLand.
      • Crazy Legs - Termo usado pra quando o doll tem pernas incontroláveis, que ficam dobrando sozinhas e dando chutes. Isso geralmente acontece quando o elástico está apertado.
      • Delf - dolls de 60 cm, em média, da loja Luts
      • DOD - sigla para Dream of Doll (loja de BJD).
      • DOC - sigla para Dream of Child. São os dolls de 45 cm da loja Dream of Doll.
      • DOI - sigla para Dream od Idol. São os dolls de 70 cm da loja Dream of Doll.
      • Dolpa - Abreviação de "Dolls Party", uma Convenção de Dolls organizada pela Volks.
      • DOT - sigla para Dream of Teenager. São os dolls de 60 cm da loja Dream of Doll.
      • DS - sigla para Dollshe (marca de BJD).
      • EMS - Express Mail Service, Global Express, um serviço oferecido pelos correios do mundo todo, geralmente a forma de envio usada pelas lojas de dolls. Leva em torno de 3~5 dias para chegar.
      • F01 ~ F21 - Cabeças de dolls da Volks disponíveis no Full Choice System (FSC).
      • FA - Sigla para "for auction" ou "em leilão".
      • Faceplate - Em alguns tipos de doll o rosto pode ser removido sem necessidade de tirar a cabeça toda. Nesse caso o rosto é uma peça separada e às vezes o mesmo doll pode ter expressões diferentes em cada faceplate como no caso da Unoa, PukiPuki, Linwha etc.
      • Face up - é a mesma coisa que Make up, e se refere à pintura do rosto do doll.
      • FCS - O Full Choice System, oferecido pela Volks, um serviço em que você pode escolher todas as partes do doll e montá-lo ao seu gosto (de acordo com as opções disponíveis).
      • Feeler - o significado em português seria algo como "pensando em...". Geralmente está acompanhado de "comprar", "vender", "trocar" etc. Por exemplo: "Feeler - Vendo doll", ou seja, a pessoa está pensando em vender o doll, às vezes procurando saber se há interesse de algum comprador para aquele determinado item.
      • FS - Sigla para "for sale" ou "à venda".
      • FS - Full Set. Quando o doll vem exatamente como a foto mostra. (Roupas, Wig, Make Up, etc...)
      • Headcap - a parte de cima da cabeça do doll. Geralmente ela está segura por imãs ou pelo elástico (e gancho - S hook) que passa pelo corpo do doll. Varia conforme a marca do modelo.
      • Layaway - palavra em inglês para pagamento parcelado. Muitas lojas aceitam parcelar a compra em até duas vezes. Mas esse termo é mais usado por pessoas que revendem seus dolls e aceitam parcelar a venda.
      • LE (número) - Sigla para Limited Edition, termo usado para dolls limitados a certo número, a quantidade de dolls que serão feitos daquele modelo aparece logo depois da sigla, por exemplo: LE50 significa que o modelo é limitado a 50 no mundo.
      • LSG - Light Slate Gray, uma cor de pele oferecida pela Bambicrony.
      • Make up - Pintura no rosto do doll, que define suas expressões.
      • MIB: Mint in Box- significa que o item oferecido está novo/semi-novo e na caixa.
      • MiniMee - serviço oferecido pela Doll in Mind (DIM). Consiste em esculpir uma cabeça para o cliente a partir de uma foto ou desenho enviado pelo mesmo.
      • MNF - MiniFée, uma coleção de dolls em escala 1/4 comercializados pela FairyLand
      • Mod - Termo usado para Modificação, quando a pessoa adiciona ou tira alguma característica do molde original do doll, como abrir olhos, adicionar orelhinhas de elfo, etc...
      • MSC - Mr. Super Clear, a marca de verniz mais indicada para utilizar em dolls. Existem vários tipos: MSC Flat (Fosco), MSC Semi-Gloss (semi-brilhante), MSC Gloss (brilhante), além das versões UV Cut dos produtos, que contém filtro solar na fórmula e ajuda a bloquear os raios UV.
      • MSD - sigla para Mini Super Dollfie. Os MSD são dolls de 45 cm em média produzidos pela Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.
      • NIB - New in Box, o item oferecido está novo e na caixa.
      • NRFB - Never Removed from Box, o item oferecido nunca foi tirado da caixa original.
      • NS - Normal Skin, usado para dolls de coloração de pele normal
      • NTB - Need to Buy, quando a pessoa precisa comprar determinado item.
      • OBO - Or Best Offer, quando a pessoa está vendendo o item pelo preço desejado, ou pela melhor oferta que receber.
      • OldSkin - Refere-se à cor de pele que a loja VOLKS usava em seus dolls mais antigos.
      • One-off - outra forma de se referir a dolls One of a Kind.
      • OOAK - Sigla para One of a Kind, significa que aquele modelo de doll está limitado a apenas um no mundo.
      • OOP - Out of Production, quando um produto não é mais fabricado.
      • OT - Offtopic, usado para fórums para indicar que o que foi dito está fora do assunto original do tópico.
      • Parting Line - o mesmo que seam line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada bem de leve ajuda a tirar essas linhas.
      • PF - Pocket Fairy, uma linha de dolls feita pela Blue Fairy
      • PM - Private Message, também conhecido como MP, que seria Mensagem Privada, utilizado em fórums.
      • PureSkin - Refere-se à cor de pele que a VOLKS usa atualmente.
      • Restringing - Usado pra quando se desmonta o doll para apertar ou trocar o elástico que une as juntas.
      • S Hook - gancho em forma de "S" que muitas vezes é usado pra prender o elástico ao headcap do doll. Alguns desses ganchos também podem ser usados nas mãos e nos pés para segurar o elástico nessas partes.
      • Sanding - termo em inglês para "lixar". Usualmente se lixam as seam lines ou parting lines de um doll pra que a resina fique por igual e lisa.
      • School Head A/B/C - Cabeças de dolls da VOLKS que podem ser obtidas através do curso de make oferecido pela loja.
      • SD - sigla para Super Dollfie. Os SDs são doll de 60 cm em média produzidos pela Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.
      • SD10 - Super Dollfie 10, uma linha de modelos da VOLKS
      • SD13 - Super Dollfie 13, uma linha de modelos da VOLKS com um corpo um pouco mais maduro que o SD10
      • SD16 - Super Dollfie 16, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais maduro, como jovens adultos.
      • SD17 - Super Dollfie 17, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais alongado e maduro que os de SD16.
      • SDC - Super Dollfie Cute, uma linha de modelos da VOLKS um pouco menores e mais delicados do que os MSD. Estão para os MSD como os MiniFée da Fairyland estão para os KidDelf da Luts
      Seam Line - o mesmo que parting line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada bem de leve ajuda a tirar essas linhas.
      • Sueding - técnica que consiste em colar pequenos pedaços de suede (um tipo de camurça sintética e bem fininho, apesar de existir em diversas gramaturas) por dentro do doll em suas juntas. Isso faz com que o doll consiga segurar poses por muito mais tempo além de fazer poses que antes não conseguia. Aqui no Brasil esse tecido também é conhecido por Chamoir (lê-se chamoá).
      • Tan Skin - Termo usado para dolls de pele morena
      • TL DR: Too Long: Didn't Read - Usado para fórums para especificar algo que você não leu porque o texto era longo demais.
      • Tiny - Usado para classificar os dolls pequenininhos, de escala 1/6, que medem de 22cm para baixo.
      • UFK - Unfinished Kit - Kit Inacabado. Algumas lojas vendem kits com o doll desmontado e sem make, para você fazer o trabalho em casa.
      • WIP - Sigla para "work in progress" ou "trabalho em desenvolvimento". Geralmente usado para designar Algo que ainda está sendo feito (como roupas, dolls etc).
      • WS - White Skin, usado para dolls de coloração de pele branca (bem clara)
      • WTB - Sigla para "want to buy" ou "quero comprar".
      • WTC - Sigla para "want to commission" ou "quero pedir pra fazer". Geralmente pessoas procurando serviços customizados como procurar uma pessoa que faça um tipo de roupa específica etc. Algo sob encomenda.
      • WTS - Sigla para "want to split" ou "quero dividir". Quando alguém quer dividir uma compra específica em uma loja como comprar uma determinada cabeça, mas que alguém compre o corpo pra poder pedir o doll inteiro.
      • WTT - Sigla para "want to trade" ou “quero trocar”.
      • YoSD, Yo's, Yo-Tenshi - Uma linha de dolls 30cm da VOLKS.
      • Zoukeimura - Também conhecidos como Zouk's, são olhos de vidro muito bons feitos pela VOLKS e disponíveis apenas no Full Choice System.

  • fonte : wikipédia e lovesickdreams

    6 comentários:

    1. cute *-*
      siga-me www.twitter/dookiewoop

      ResponderExcluir
    2. Seu Blog é muito lindo!
      Adorei!!

      Sucesso você tem tanento e sabe escrever com clareza, isso e para pouco de todos que já visitei coloquei o seu no meu guia de favoritos!

      Parabéns!!

      Abraços

      Maíra

      ResponderExcluir
    3. *-* Obrigada pelo comentário ... tento a cada dia melhorar o blog para vocês ^^
      beijos :***

      ResponderExcluir
    4. You are so interesting! I do not think I've read through a single thing like that before. So wonderful to discover someone with a few unique thoughts on this subject matter. Seriously.. thanks for starting this up. This web site is something that's
      needed on the internet, someone with some originality!
      My webpage Como Conquistar A Una Amiga

      ResponderExcluir
    5. I would like to thank you for the efforts you've put in writing this website. I'm hoping to check out the same high-grade blog posts by you
      in the future as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my very own website now ;
      )

      Check out my blog; french kiss

      ResponderExcluir

    Obrigada por comentar!
    Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

    Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3