segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Wagashi

Wagashi (和菓子) é um termo geral utilizado para se referir aos doces típicos japoneses.

século IX, foram introduzidas técnicas chinesas de produção de doces. Eram, em sua maioria, fritos e feitos a partir das farinhas de cereais. Tais doces eram chamados de
karagashi (唐菓子), doces da dinastiaTang, e eram servidos nas oferendas aos Deuses.
No século XVI, quando os portugueses desembarcaram no Japão, trouxeram pão-de-
, biscoitos e confeitos. Assim, o karagashi e os doces portugueses influenciaram na técnica de preparo dowagashi, que com o aperfeiçoamento, popularizou-se Japão afora. O wagashi é considerado um dos símbolos da beleza nipônica, um representante da delicadeza e alta qualidade da culinária japonesa.

Diferentemente da maioria dos doces do mundo inteiro, wagashi é extremamente saudável, pois é feito, principalmente, com ingredientes naturais: leguminosas (feijão azuki, soja), grãos (arroz paramochi, farinha de arroz, trigo), batatas, sementes degergelim e algas (kanten), são todos ricos em proteínas vegetais e contêm pouca gordura de origem animal. O principal ingrediente utilizado na fabricação dos doces é o anko (あんこ) – geléia de feijão azuki.

Gyūhi (求 肥) é uma variedade suave de mochi (饼), e ambos são feitas tanto de arroz glutinoso ou mochiko(饼 粉), que é farinha de arroz glutinoso. Odaifukumochi (大 福 饼), ou daifuku (literalmente "sorte grande"), é uma variação do mochi assim como ogyuhi. Algumas versões contém pedaços inteiros de frutas e quase todos são cobertos por uma camada fina de milho ou fécula para evitar que se colem uns aos outros quando colocados numa caixa, ou que suje os dedos.
Bem famosos são também os cupcakes japoneses (infelizmente não achei o nome em japonês). Ao invés de terem chantilly, confeitos ou serem cobertos de chocolate como os tradicionais ingleses, eles quase sempre são decorados com desenhos "kawaii" feitos à mão.

É muito comum os doces e lanches no Japão terem forma de peixe. Um exemplo é o taiyaki. Eles também são conhecidos como Puku Puku Snapper. Basicamente, é uma bolacha recheada de feijão ankodoce muito usadas como lanche escolar de crianças.

A maioria dos doces japonses, tanto artesanais como industrializados são coloridos e vem em forma de bichinhos, frutas, animais, etc.

Hoje em dia os doces industrializados são tão famosos quanto os tradicionais. O Pocky é provavelmente a primeira coisa que vem à mente quando se trata deles.
Pocky é um produto da empresa Glico, e foi vendido em 1966. É um biscoito mergulhado em chocolate que vem em dezenas de variedades. O nome Pocky é umaonomatopeia japonesa que vem do "som" de morder um biscoito: "Pokkin". É o vício da professora Mizuhodo anime Onegai Teacher, ela sempre estava comendo um, não sei como não engordava.

O Pucca e o Koala March também são bastante famosos fora do Japão. Eles são feitos basicamente do mesmo tipo ingrediente que Pocky é feito, por isso tem um sabor semelhante. No entanto o chocolate tem um sabor diferente, mas é tão viciante como oPocky é.

O Kit Kat da Nestlé, apesar de não ser um doce japonês, é um dos mais peculiares no Japão pelos sabores exóticos. Existem com gosto de chá verde com leite, mix de frutas, laranja, milho assado, pepino,sojas verdes, gengibre, chá houji (chá verde queimado), shouyu, batata doce e até wasabi. Wasabipra mim tem gosto de água sanitária, não sei quem consegue comer aquilo.

O Puccho é uma bala de goma que vem em muitos sabores e possuem consistência semelhante a uma combinação de ursinhos de goma e caramelo. Os sabores mais incomuns como abóbora e molho de soja são os mais famosos.

O Konpeito é um doce colorido feito de açúcar na forma de pequenas balinhas com pequenasprotuberâncias que ocorrem durante o processo de cozimento. Quem assistiu Paradise Kiss deve lembrar dos "remédios mágicos" da Miwako, que eram várioskonpeitos num potinho.

Sakuma Drops são talvez um dos mais antigos doces japoneses ainda em circulação. Eles tiveram origem em 1908, e foram muito populares durante a primeira metade do século XX e vem em caixas colecionáveis.
Kumi Ame são doces artesanais que são feitos em forma de cilindro. O desenho é feito em toda a extensão do cilindro, para depois ser cortado em fatias para se fazer balas ou pirulitos antes do doce endurecer. É bastante vendido na Liberdade, mas dessa vez esqueci de comprar ;;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3