domingo, 1 de agosto de 2010

Valentine's day

Dia dos Namorados
Em alguns países asiáticos, o dia dos namorados é derivado do tradicional "Valentine's Day" americano, mas com suas diferenças. No Japão esta data começou a ser comemorada no dia 14 de fevereiro, em 1936, como uma estratégia de marketing. É o dia em que as garotas (somente as garotas!) dão chocolates e declaram o seu amor ou simplesmente presenteiam alguém querido. Existe o "honmei-choco", que é o chocolate dado para o amado, mas não comprado, é geralmente feito pela garota para torná-lo mais especial. O outro é o "giri-choco", ou chocolate de obrigação, que é oferecido aos colegas de trabalho e familiares como uma forma de agradecimento.

Na China, a diferença é ainda maior. O dia dos namorados é chamado de Qi Xie Jie e acontece no dia 7 do sétimo mês lunar do calendário chinês. Vem de uma lenda chinesa onde a sétima filha do imperador do Céu se apaixona por um vaqueiro órfão (?) que possui um boi mágico (?), porém o imperador os separa, mandando a filha para uma estrela chamada Vega, e o vaqueiro para a estrela Altair. Eles são autorizados a se encontrarem somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar. Por isso que além de chocolate (o melão também é um presente muito valioso), é comum as garotas receberem vaquinhas de pelúcia. Se no dia dos namorados chover, ele não é comemorado.


Na Coreia do Sul o dia dos namorados é comemorado dia 14 de fevereiro, e tem as mesmas características do dia dos namorados do Japão. Só que lá além do "Valentine's Day" também existe o Black Day, ou "dia negro", para os solteiros de plantão, comemorado no dia 14 de abril. Nesse dia eles "comemoram" com amigos na mesma situação, comendo um macarrão de cor escura chamado Jajang, daí o nome Black Day. Aliás, na Coreia do Sul cada dia 14 do mês é celebrado algum tipo de festa de casais.

14 de janeiro - Diary's Day, nesse dia os casais trocam diários para que possam escrever todas as suas aventuras durante as férias. Q
14 de fevereiro - Valentine's Day.
14 de Março - White Day (logo abaixo).
14 de abril - O Black Day, dos solteiros.
14 de maio - Rose's Day, onde os casais trocam rosas.
14 de junho - Kiss' Day, onde os casais se beijam. Hein? Mas nesse dia é liberado o beijo em público, coisa que não é normal nos outros dias.
14 de julho - Silver's Day, nele os casais trocam jóias, normalmente anéis, para confirmar o seu amor.
14 de agosto -Green Day, que é uma paródia do St. Patrick's Day irlandês. Os casais vestem verde e bebem Soju, uma espécie de whisky quem vem em uma garrafa verde.
14 de setembro - Photo/Music Day, os casais dão um ao outro CDs de suas bandas favoritas, vão pra karaokes e saem tirando fotos por todos os lados.
14 de outubro - Wine's Day, os casais bebem vinho juntos.
14 de novembro - Movie Day, os casais veem filmes juntos.
14 de dezembro - Hug Day, onde os casais se abraçam para expressar o seu amor e comemorar que é o último mês do ano com esses dias melosos sem sentido.

Existe também o Pepero's Day, no dia 11 de novembro, onde os amigos e amantes trocam doces, presentes e o tal Pepero, que é um biscoito de chocolate parecido com o Pocky japonês. Aliás, na Coreia existem vários "feriados" inúteis, há até um dia do bacon. Sério.

Mas é claro que o consumismo e o marketing não ia perder mais uma grande chance. Por isso em foi criado o White Day (ホワイト デー ou "dia branco"), exatamente um mês após o Valentine's Day, no dia 14 de março. Nele os homens retribuem o chocolate que receberam das garotas (costumam retribuir com marshmallows ou chocolate branco, daí o nome), porém com chocolates mais caros (alguns até fazem "bicos" pra conseguir dinheiro para um presente mais caprichado). Vale o mesmo pros casais gays, porém eles trocam presentes nos dois dias. O White Day é comemorado tanto na China e Coreia quanto no Japão.

Fonte : http://lovesickdreams.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3