segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Kigurumi :]


Kigurumi (着ぐるみ) é o nome em japonês para performers que se fantasiam de personagens de desenho, geralmente animais. A palavra surgiu do verbo japonês "kiru" (usar) e "noun nuigurumi" (bicho de pelúcia). Esses performers aparecem em shoppings, parques temáticos e convenções de anime. Os personagens encontrados na Disney, em programas de TV para crianças como "Barney o dinossauro" também se encaixam no termo kigurumi

!

Como no Japão uma palavra pode ter vários significados, a palavra "kigurumi" tem algumas variações dependendo do contexto, que podem ser:

Animegao

O "doller" é um cosplayer que usa uma variação do kigurumi. O seu rosco é totalmente coberto com uma máscara, que geralmente parece com o rosto de um humano ou de personagem de desenho, e também usa a mesma roupa do personagem. No Japão a maior parte dos cosplayers se referem a esse estilo como "Animegao" (rosto de anime). Ele ainda é pouco conhecido na cena cosplay do Japão, mas em 2005 começou a atrair a atenção de outros países incluíndo os EUA, Canadá e países da Europa.
A maioria dos personagens são mulheres, e geralmente humanas, mas existem várias outras raças como robôs, elfos e demônios. Um dos maiores motivos para os cosplayers usarem esse tipo de fantasia é que ele traz as características exatas do personagem para a vida real (os grandes olhos, a cabeça grande, maçãs do rosto salientes, etc.) e isso deixa o cosplay ainda mais real. Além da máscara geralmente são usadas uma roupa de malha (chamada de zentai) que é da mesma cor do rosto do personagem, deixando uma cor uniforme por todo o corpo.








Fursuit

Fursuits são roupas de animais que geralmente são associadas com "furry fandom" (tipo um tarado por personagens meio animais e meio humanos). Elas podem variar de simples rabinhos até uma roupa completa. Fursuits também são amplamente usadas por cosplayers que querem fazer personagens animais ou meio-humanos, por exemplo: Renamon (digimon), Jon Talbain (Darkstalkers), Amaterasu (Ookami) entre outros. Essas roupas são feitas de pelúcia e simulam o físico do personagem (como músculos, seios e o rosto com focinho, feito geralmente de plástico coberto com pelúcia)





Pijamas

Essa é a variante mais conhecida do kigurumi! Foram muito usados pelas Gangurocomo street fashion há alguns anos atrás, os usuários desse tipo de roupa são chamados de "kigurumin". A roupa é feita com um material fino, geralmente com uma touca que não cobre o rosto do usuário e é muito confortável, como se fosse um pijama do seu personagem preferido como o pikachu, ou de algum animal como pandas, tigres, coelhos, etc. Ultimamente as pessoas usam o kigurumi apenas em casa ou em eventos de anime e mangá.














2 comentários:

  1. Que perfeito, eu não conhecia os outros dois fora o pijama *-* boa publicação

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3