terça-feira, 10 de agosto de 2010

Até Lady Gaga ...




Quem viu o clipe da música nova da Lady Gaga, Bad Romance (ótima, por sinal!), deve ter notado (impossível não notar) que em algumas partes ela aparece com um zóião engraçado. Bem , são as famosas lentes japonesas (só podia ser...) que deixam os olhos tão grande, igual aos dos personagens de quadrinhos japoneses, os Animes mas é claro que ela também precisou de uma pequena ajudinha da computação gráfica neh XD.

Conhecidas pelos looks coloridos, vanguardistas e com um quê de personagens dos quadrinhos, as garotas japonesas têm inspirado bastante a cantora Lady Gaga. Em seu clipe mais recente, “Bad Romance”, a cantora usa lentes que aumentam o tamanho das íris em 1,5 mílimetros, tornando os olhos tais quais os de um personagem de mangá, estética que as garotas de grupos de Cosplay – costume playing, ou seja, se vestir como personagens de mangá - adotaram de vez.

As meninas que são apaixonadas pelos quadrinhos japoneses, os animes, já podem imitar os famosos olhos grandes das personagens, tudo graças a uma lente de contato especial.

lentes de contato especiais, lançadas pela empresa japonesa G&G, receberam o nome de Anime Eyes, duram em média 1 ano e podem ser confeccionadas com grau, além de terem se tornado verdadeira febre entre os que apreciam a cultura pop japonesa e querem mimetizar os olhos grandes, graciosos e com brilho excessivo dos personagens de anime – algo humanamente impossível. Embora a tendência seja um tanto duvidosa, ela já conquistou jovens da Malásia e da Coréia – e, depois que Lady Gaga a apresentou por aqui, é questão de tempo até que a moda pegue no ocidente também. E aí, você usaria? Deixe um comentário com a sua opinião.

Isso mesmo, uma lente chamada Circle lenses (também conhecidas como Anime Eyes) são lentes de contato cosméticas que tem um anel preto (um círculo a mais do que nas lentes comuns, daí o nome 'circle lenses') possui grandes anéis que expandem a íris em 1,5mm e acabam aumentando os olhos, criando um efeito bem interessante no rosto das garotas que naturalmente possuem olhos pequenos.

Para apimentar um pouco mais as vendas, o fabricante anuncia: “Quer ficar com os olhos grandes e brilhantes sem cirurgia?” O resultado, você vê abaixo.

.

Originalmente da Korea há cerca de 7 anos, estas lentes se tornaram populares pelas ulzzangs, fei zhu liu (ulzzangs chinesas), cosplayers e estrelas da música pop asiática. Kim Namji, Leah Dizon, Koo Hye Sun e Ayumi Hamasaki são famosos asiáticos que as usam. Quase todas as circles lenses vendidas em toda a Ásia são importadas da Korea, de diversas marcas, cores e desenhos.

A diferença entre as lentes coloridas normais e as circle lenses é o 'anel preto' das circle, que podem chegar até 14,6 milímetros. As normais possuem 14,0 milímetros, que é a circunferência natural dos olhos. Muitas propagandas de circle lenses anunciam como 15,8mm a circunferência, mas é não é verdade, a não ser uma específica. 15,8mm é apenas a aparência das mesmas nos olhos

Quanto as cores, pode-se encontrar inúmeras. Existem com desenhos ou normais, sem o 'anel preto' (mas que mesmo assim aumentam a íris), que deem aspecto totalmente artificial ou que aumentem sem deixar tão falso. Na Coréia a cor que mais é vendida é o preto, seguido pelo azul e pelo castanho natural. Vale lembrar também que as circle lenses são feitas para os asiáticos, que possuem olhos predominantemente escuros, então nem sempre elas ficam boas em alguns ocidentais que possuem olhos claros por causa do espaço para a pupila dilatar-se, que é maior nestas lentes como pode-se ver na foto.

Em olhos castanhos a cor da pupila funde-se com a da íris. Em olhos claros pode acontecer de dar um efeito 'vesgo', porém não são todas as lentes que são assim. Em olhos claros o mais prudente seria comprar lentes o mais próximo da cor original dos olhos. Apesar de ser um produto destinado aos orientais, elas ficam lindas em olhos ocidentais, lembrando que as 'olhinhos puxados' aumentam seus olhos com um tipo de cola que gruda a pálpebra e os faz parecer maiores e cílios postiços, então já que os olhos ocidentais são grandes naturalmente, é obvio que ficam ótimos com as circle lenses.

Todas as lentes de contato sem prescrição são prejudiciais. Na Ásia (assim como no Brasil), as lentes de contato não precisam necessariamente ser prescritas por um médico, nem é necessário uma receita médica para comprar lentes cosméticas. Circle lenses são particularmente vistas como inseguras porque são bem maiores em diâmetro do que as normais. Isso não permite uma oxigenação regular dos olhos, que podem ficar vermelhos. Mesmo assim muitas koreaninhas as utilizam até para ir ao colégio, o que ultrapassa o limite de 6 horas diárias no máximo para as lentes serem usadas (em algumas o limite é 8h diárias).

As lentes mais seguras são de marcas koreanas. Lentes falsas também existem e são perigosas pois não são aprovadas pelo Ministério da Saúde. Mesmo assim, não significa que todas as lentes taiwanesas, chinesas ou japonesas são falsas.

Existem circle lenses com grau, sem grau e até para astigmatismo. Podem ser usadas com óculos quando não possuem grau. Todas causam desconforto nas primeiras horas e com o tempo a pessoa se acostuma, se não, é melhor parar de usá-las. É importante verificar se estão do lado correto, manuseá-las apenas com mãos limpas, e outros cuidados essenciais como qualquer lente comum.

O 'tempo de vida' da lente depende do modelo. Na Korea existem lentes semanais, mensais, que durem até 3 meses, 6 meses ou 1 ano.

As circle lenses se tornaram populares no Japão, imediatamente adotadas pelas gyaru. Mesmo em mercados ocidentais elas estão sendo vendidas, a preços razoáveis. Nos EUA o preço médio é 40 dólares, na Europa, cerca de 30 euros para as que duram 1 ano. Aqui no Brasil é difícil encontrar onde vendam, e o preço fica entre 100 e 180 reais (ui) mas eu conheço (poucas) lojas no orkut mesmo que revendem.

4 comentários:

  1. Oi, adorei o post. Morro de vontade de comprar lentes assim, já uso lentes (transparentes) há pouco tempo, mas poder usar uma dessa ia ser perfeito. Gostaria de saber onde posso comprar, vc mencionou lojas no orkut, se pudesse nos indicar! Beijos! Blog lindo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Bizarro! Acho lindos os olhos orientais (meu marido é japa), essas lentes tornam os olhos muito esquisitos!

    ResponderExcluir
  3. Poxa , eu adoro tudo que é do japão e da Koreia , É muito lindo os olhos das orientais e fica mais lindo ainda com essas lentes , se poder informar onde vende as lentes eu ficaria muito grata , pois faz meses que tento comprar , Beijos e amei seu blog , PARABÉENS *-*

    ResponderExcluir
  4. algumas loginhas que eu conheço : http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=4108530441976368481&aid=1300372260

    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=1266242490592981090&aid=1278512399

    mas ñ podemos esquecer de nos certificar de que as lentes são verdadeiras ... e é claro respeitar o tempo de uso das lentes ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3