domingo, 1 de agosto de 2010

Lolita Kei e Dolly Kei (。◕‿‿◕。)




Lolita… esse nome corre louco pela Internet hoje em dia. Em diversos sites cada vez mais pessoas se deparam com garotas que usam vestidos de bonecas, laços gigantes na cabeça acessórios de doces. Mas ninguém sabe dizer ao certo o que é aquilo, algo tão surreal e ao mesmo tempo divertido. Então por que não desmistificar essas pequenas criaturas?

Para você marinheiro de primeira viagem, venho dizer que Lolita é um estilo de moda alternativa de rua no Japão! Nas ruas de lá podemos nos deparar com diversas dessas garotas, usando seus vestidos lindos, seus sapatos de bonecas e seus laços gigantescos! O intuito de tudo isso? O mesmo de qualquer estilo visto hoje em dia: se vestir de forma que se sinta bem e usar roupas das quais somos apaixonado .



Não é um bicho de sete cabeças, são somente garotas adotando um estilo que se baseia na forma de se vestir da era do Rococó e da era Vitoriana, e cá entre nós é um dos estilos mais famosos ao redor do mundo! O que? Vai me dizer que não imaginava que esse visual fazia sucesso fora do Japão! Claro que faz, afinal ao redor do mundo temos diversos grupos de lolitas, França, Estados Unidos, Rússia e até aqui no nosso país verde e amarelo!

O nome lolita vem de uma interpretação errada de um termo conhecido. Todos conhecemos aquele famoso livro “Lolita” do escritor Vladimir Nabokov , até teve uma minissérie sobre ele aqui no Brasil. Enfim, depois desse livro o termo lolita ficou designado para as jovens com apelo sexual. Só que as lolitas japonesas não são NADA disso! O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi transformado para apelidar garotas fofas que se vestiam com roupas de bonecas. Isso é comum hoje em dia, assim como nós mesmos pegamos termos utilizados em outros países e modificamos o significado. Em resumo, Lolita, no Japão, é uma moda sem nada sexual envolvido. Como esse nome surgiu é um mistério, mas dizem as más línguas que é culpa dos diversos jornalistas e caçadores de modas.

Como identificar uma lolita, bem isso é fácil! Toda Lolita segue uma base para se vestir. Não é colocar qualquer coisa que se tem no armário, é algo trabalhoso e harmonioso!

Na cabeça sempre temos algum acessório, pode ser um laço enorme, ou um pequeno headdress em formato redondo, mas ele sempre está lá! Seguido de cabelos arrumados e na maioria das vezes cacheados. A maquiagem bonita e não carregada! Um vestido bem acabado com rendas e laços diversos. A saia deste sempre em formato de sino, como deve ser um vestido de boneca. Para acompanhar a saia nada melhor do que uma anágua, afinal para dar aquele efeito rodado a saia precisa de uma ajudinha! Nas pernas normalmente são usadas meias ¾ ou meia-calça, sempre com o fio grosso! De diversas cores e estampas estão sempre nas pernas dessas garotas! E para finalizar, nos pés, um sapato delicado com formato Mary Jane , ou quem sabe botas rendadas e bem acabadas!

Essa é uma base, não uma regra, afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões!

Algumas pessoas gostam de viver o Lolita como um estilo de vida, ou seja, não apenas vestir e frequentar grupos para lolitas. Alguém que vive um estilo Lolita pode tentar viver como uma princesa, participando de uma série de atividades femininas ou clássicas, como panificação, bordado, costura, piano, violino, e outros.
Ai você pergunta, mas todas as lolitas são iguais? Não! Existem vários sub-estilos de lolitas!
Gothic Lolita
É o sub-estilo mais conhecido fora do Japão. Muitas vezes confunde-se com o estilo Lolita em si ou com o EGL, porém não são a mesma coisa. Gothic Lolita é um termo que se aplica apenas a um subconjunto específico e não ao estilo Lolita como um todo. No entanto EGL é uma abreviação do termo Elegant Gothic Lolita, que foi inventado pelo músico japonês Mana para descrever a sua linha de roupas.
O estilo é influenciado principalmente pela inspiração no estilo gótico Vitoriano e gótico, não cybers ou estilo industrial. As Gothic Lolitas se vestem de preto (sem sempre totalmente) e cores escuras como o bordô, roxo e azul marinho. É comum nesse estilo detalhes em cores contrastantes ou complementares, como um vestido preto com detalhes em branco com crucifixos.
A Maquiagem para este estilo pode variar, sendo mais natural ou olhos pretos e lábios vermelhos, dependendo do da roupa e ocasião (dia ou noite, por exemplo). Um erro comum de iniciantes que vale a pena mencionar é o uso de batom preto e base branca para a pele. Ambos podem tirar a elegância do estilo lolita e devem ser evitados.
Dizem que o precursor do estilo foi o Vocalista e Guitarrista da banda Malice Mizer, Mana Sama...não é bem assim...na verdade Mana criou uma grife chamada Moi-même-Moitié e ele próprio nomeia o estilo de suas roupas como Elegant Gothic Lolita, um estilo diferente do Gothic Lolita convencional por promover a elegância e não a infantilidade dos modelinhos "boneca".




Mana Sama é homem (foto acima) e pratica o Cross Loli, que são homens que se vestem de Lolita usando os mesmos vestidos, acessórios e maquiagens usados pelas meninas..sem diferencial algum. É importante não confundir o Cross Loli com o estilo Oji/Kodona que será explicado em seguida.

Dentro do estilo Gothic ainda temos o Perky Gothic, que quebra a seriedade e melancolia do estilo com peças mais divertidas, acessórios e cabelos cor-de-rosa, ursinhos de pelúcia com um ar mais Creepy, como o Gloomy e uma maquiagem mais divertida.
Aristocratic



Entre todos os estilos este é sem dúvida o mais elegante...O Aristocratic é unisex e como o nome diz é baseado na moda da aristocracia vitoriana. As meninas usam vestidos mais longos, o que diferencia das Gothics e os homens usam fraque, cartolas e bengalas, o que diferencia do estilo Oji. Digamos que Aristocratic seja uma versão mais madura dos estilos Gothic e Oji...como propos Mana Sama.
Kuro Lolita
Kuro Lolitas são as que se vestem inteiramente de preto (kuro=preto). São confundidas muitas vezes com Gothic Lolitas, mas nem sempre isso é incorreto. Desde que esteja usando roupas totalmente pretas, uma Gothic também passa a ser uma Kuro.


Shiro Lolita


Shiro Lolita são as que se vestem inteiramente de branco (shiro=branco). Shiro Lolitas geralmente andam com amigas Kuro Lolitas com roupas iguais para criar um contraste interessante. Jamais se deve usar sapatos pretos com esse tipo de roupa.







Sweet Lolita

Sweet Lolita é o mais a infantil dos estilos de lolita, com muitos laços, babados e cores leves como rosa claro, branco e azul bebê. O preto também é usado, mas misturado com cores mais claras e motivos infantis. Enfeites comuns no Sweet Lolita são brinquedos, morangos, cerejas, bolos e doces, corações, bolinhas e flores. Estampas inspiradas pelos contos de fadas também são bastante comuns.
São as mais fofas e parecem bonecas de porcelana. A maioria usa peruca ou cabelos descoloridos e ondulados.

Sailor Lolita

Sailor Lolita possui temas náuticos, muito inspirados no Seifukus ou Sailor Uniforms usados pelas estudantes japonesas.
Os motivos náuticos usados nesse estilo são símbolos como âncoras de navios, boinas e chapéus de marinheiro, etc. Nas roupas predomina o azul-marinho ou preto com branco, meias listradas e até mesmo gravatas e lenços. As cores podem variar, porém as características continuam.

Guro Lolita
Guro Lolita, ou Grotesque Lolita caracteriza-se pela aparência de “boneca quebrada”. A roupa pode ser em qualquer cor, mas o mais usado é o branco, pois fica um contraste mais bonito quando manchado com sangue falso. Ataduras e tapa-olhos são normalmente usados e make-up pode ser exagerado ou não. Algumas usam lentes brancas para dar um ar mais diferente.

Deco Lolita
Uma mistura do estilo Decora com o Lolita, particularmente recente. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido, inclusive os cabelos. Existe uma preferencia pela cor rosa, mas não existe nenhuma regra sobre a cor.
Punk Lolita
Punk Lolita vem inspirado no punk ocidental. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas. A saia geralmente é mais curta do que das Lolitas tradicionais e muitas vezes sobrepostas, e as meias usadas são do tipo arrastão ou listradas e coturnos.

Ero Lolita
Ero Lolita (Erotic Lolita) é um estilo muito erroneamente interpretado. Apesar do nome, este estilo contém mais elementos de fetiche, como couro, coleiras, corsets mas ainda mantendo uma boa dose de modéstia. Saias para este estilo pode ser um pouco menor do que o habitual, mas nada excessivamente provocador.
Country Lolita
Country Lolita é derivado do Sweet Lolita, e muitas vezes é um pouco difícil de distinguir, devido à utilização dos mesmos padrões e motivos. Country Lolitas podem ser reconhecidas por cestas e chapéus de palha, estampas de frutas e xadrez em cores claras (parecidos com toalha de mesa).
O make-up adequado para este estilo é o natural. No máximo, blush. A maioria das roupas das Coutry não exigem necessariamente blusas de mangas compridas.





Casual Lolita
Casual Lolita não é uma subdivisão do estilo, embora possa ser considerado. É uma forma de usar o Lolita com as roupas diárias e comuns da sociedade. Por exemplo saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados com uma camiseta. Nunca tênis, sapatos bonecas simples caem bem melhor.


A grande diferença entre outros estilos lolita e o casual lolita é o uso de cutsews (camisetas fofas com detalhes ou estampa), moletons, cardigãs, blusas de gola alta e portanto peças de tecido de malha. não faz muito sentido usar uma camisa nesse subestilo (a não ser que esteja por baixo da malha como na foto abaixo, que ainda assim não é um modelo típico de lolita).


o casual lolita também não deve ser confundido com o estilo otome/ojousama/cute-kei, que muitas vezes utiliza vários elementos e marcas em comum, mas que é ainda mais "casual". a diferença principal está no uso da ANÁGUA.





Kodona
Esse estilo é muitas vezes chamado de "BOYSTYLE" uma vez que envolve mais de vestuário masculino. No Japão, eles costumam dizer Ouji (quesignificapríncipe) e não Kodona, que é um termo ocidental.
Normalmente as pessoas deste estilo são realmente as mulheres e não homens, mas qualquer um pode vesti-lo. Os homens às vezes se referem a si próprios neste estilo como "Dandy". Às vezes, este estilo tem toques femininos, como mais sapatos femininos e acessórios.

Muito comum são 'calças príncipe ", que são as calçascapri curtas, normalmente, tem alguns detalhes sobre eles. Outras adições comuns são suspensórios, gravatas (normais ou de laços) e meias longas. Alguns dos estilos maisextravagantes podem incluir coisas como polainas, bengalas, chapéus, capas, etc. Pode ser considerado um estilo mais infantil do Aristocrat.
O cabelo é frequentemente curto e a maquiagem é muitas vezes reduzida ao mínimo.
Hime Lolita
Hime Lolita, (hime=princesa), é um estilo muito elegante de Lolita que muitas vezes envolve coroas,tiaras, pérolas, cabelos compridos exageradamente armados e vestidos que remetem à imagem de princesas europeias. É muito parecido com o SweetLolita, porém com mais influência Rococó.


Classic Lolita
Classic Lolita remete para as raízes Lolita, inspirando nos padrões florais da moda Vitoriana, asssim como á sensação de elegância da época;. Cores fortes não são normalmente encontrados em vestuário ClassicLolita, sendo mais comuns tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim.
Pirate Lolis 


Esse também é um estilo que pode ser praticado por garotos...pirate lolis se inspiram nas roupas dos piratas (oooh!)...espartilhos, coletes, paletós, lacing boots, tapa-olhos e luvas. Não é difícil ver pirate lolis com bolsas em formato de baú e chapéus de pirata. Também é um estilo mais teatral e menos comum nas ruas.




Wa Lolita

Wa Lolita envolve kimonos ou yukata e faixas obi, e fundido com a saia em forma de sino comum dasLolitas tradicionais. Os tecidos usados sãoextravagantes como a maioria dos tecidos de kimono, envolvendo estampas florais detalhadas, seda, etc.
Esse estilo é bem diferente do tradicional, pois foi modificado quase que radicalmente ao longo dos anos.Atualmente as roupas Wa Lolita nas lojas possuem saias muito curtas para o padrão.
Algumas Wa Lolitas usam make-up levemente inspirado em gueishas.


Qi Lolita
Qi Lolita (pronuncia-se "ci-lolita") é similar à Wa lolita, desde que encorporaacessórios tradicionais, porém chineses, como as blusas com o cortecaracterísticofundido com as saias usadas pelas Lolitas. O tecido também é detalhado e pode ser em cores mais vibrantes.

Aristocrat
Este estilo é muito mais maduro do que lolita em geral. Tem muito em comum com o gótico ocidental.Em geral, não há decorações (estampas, rendas, etc.)Saias longas são frequentemente usadas, embora às vezes eles podem ser mais curtos, especialmente nos meses mais quentes.
Make-up também é algumas vezes um pouco mais sombrio. Nas mulheres, o uso de batom vermelho escuro é comum, assim como vestidos longos com espartilhos.
Este estilo pode ser usado por homens e mulheres com facilidade.






Shiro Lolita
Shiro Lolita são as que se vestem inteiramente de branco (shiro=branco). Shiro Lolitas geralmente andam com amigas Kuro Lolitas com roupas iguais para criar um contraste interessante. Jamais se deve usar sapatos pretos com esse tipo de roupa.


Onde compram todas essas roupas? Existem diversas lojas especializadas em Lolita no Japão!Tem vestidos lindos e que agradam a muitos, na maioria Sweet Lolita no estilo bem clássico e meigo.

Tem vestidos lindos e que agradam a muitos, na maioria Sweet Lolita no estilo bem clássico e meigo.

. É a preferida das Sweet Lolitas por ter diversas estampas lindas de doces e brinquedos e cores vivas.
Essa agrada a vários gostos, desde Sweet a Gothic, estampados e lisos os vestidos são lindíssimos.
Essas são algumas lojas básicas que vendem roupas para Lolitas no Japão, mas além delas existem uma infinidade de outras lojas! Harajuku é onde a maioria dessas lojas se encontram!
Agora que você já conhece mais sobre esse estilo tão diferente é só aguardar que teremos mais informações sobre ele por aqui, e se por acaso bateu aquela vontade de ser Lolita vá em frente e se divirta, o que importa é se vestir de acordo com a forma como nos sentimos bem!

O Dolly kei, às vezes chamado de Antique Doll kei, é um estilo recente no Japão, surgindo quase ao mesmo tempo que o Mori kei e contendo várias influências deste. É inspirado na era Vitoriana, Rococó, nas roupas medievais e na Europa Oriental. Tem um ar vintage e folclórico. As adeptas do dolly kei podem lembrar um pouco as classic lolitas, já que as origens são as mesmas, porém as lolitas costumam ser mais joviais. O dolly kei tem um ar mais sério e são usadas cores mais sóbrias (vinho, cinza, verde escuro, marrom, e as mesmas cores "envelhecidas" do mori kei).

As roupas usadas tem um toque antigo, romântico e boêmio, como roupas de brechós europeus.Há vestidos florais, saias compridas, chapéus de feltro, tricôs, enfeites de cabelo em forma de flores delicadas, rendas envelhecidas, couro e peles (não necessariamente naturais) e camadas, como casacos, cachecóis e xales ciganos. Em suma, como o nome indica, é feito um look de boneca antiga, esquecida.


A loja Grimoire é o ponto de referência para as dolly girls. Encontra-se na fronteira entre Shibuya e Harajuku e foi idealizada por uma ex-estudante de moda, Hitomi Nomura e pelo proprietário Naoaki Tobe. A decoração de lá é incomum, com várias coisas vintage amontoadas em cantos, como bonecas de porcelana velhas, relógios e chapéus antigos, flores de tecido e bibelôs. "Grimoire" vem de um livro de magia com o mesmo nome, e Hitomi explica "Quando você abre as páginas do livro, são mostrados vários truques de mágica. Esperamos que as pessoas possam ter uma cena diferente com a experiência de vir à nossa loja, e nós esperamos poder fazer mais sonhos". A loja abriu em junho de 2008 e hoje é o ícone do estilo, assim como a Spank! é para o Fairy kei.



fonte tirada do site http://www.harajukulovers.com.br/

wikipédia


http://tokyofashiongirls.blogspot. com/


http://lecafeshop.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Sua presença é muito importante para mim, mas não esqueça de ler o post todo antes viu ;) ... e sinta-se a vontade para expressar seus sentimentos '-' mas sem deixar a boa educação de lado (aqui só tem príncipes e princesas educadíssimos!)

Campanha: Comente e deixe a Day-chan feliz ! Seu dedinho não cairá <3